Os 5 Benefícios do Chá Verde Para Saúde

Os 5 Benefícios do Chá Verde Para Saúde são variados, pois, o Chá Verde possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, trocar sua bebida favorita por uma xícara de Chá Verde quente pode ser uma das opções mais inteligentes. Este líquido rico em antioxidantes pode ser a bebida mais saudável do planeta. Se reduzir o risco de câncer não é suficiente para lhe convencê-lo sobre esta bebida.

O gosto dele é um pouco amargo, de fato, mas a ciência já provou que vale a pena fazer careta pelo monte de vantagem que o Chá Verde pode fazer pela sua saúde. Ele contém quantidades consideráveis de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Benefícios do Chá Verde Para Emagrecer: Os consumidores de refrigerantes podem eliminar mais de 50.000 calorias por ano, trocando o refrigerante favorito por uma xícara de chá quente. Para colocar isso em perspectiva, 3.500 calorias são iguais a aproximadamente 500 gramas. Caso troque somente a refrigerante pelo Chá Verde, você pode economizar 14 quilos de calorias em um ano.

 Benefícios do Chá Verde Por ser um Antioxidante: Chá Verde contém vários antioxidantes, incluindo o galato de epigalocatequina (EGCG), que os pesquisadores ligaram para propriedades curativas medicinais. Além disso, o Chá Verde contém flavonoides e catequinas que podem prevenir o dano celular (incluindo danos relacionados à doença de Alzheimer e outras doenças cerebrais degenerativas) e acúmulo de placa nas artérias.

Benefícios do Chá Verde Para Saúde Cerebral: Elimina o refrigerante, uma bebida carregada de açúcar, e substitua pelo Chá Verde. O Chá Verde contém cafeína para lhe proporcionar um impulso à seu cérebro, mas não o suficiente para deixá-lo com efeitos colaterais instáveis. Além da cafeína, o Chá Verde também contém a L-teanina, um aminoácido que auxilia na produção de dopamina.

Benefícios do Chá Verde Para Saúde Dental: A catequina, o mesmo antioxidante que previne os danos celulares, também protege os dentes. Cientistas estudaram um grupo de homens com sintomas de doença periodontal. Eles descobriram que para cada xícara de Chá Verde que os participantes consumiam diariamente, havia menos sintomas da doença periodontal. Os pesquisadores dizem que isso é provável devido às propriedades anti-inflamatórias do Chá Verde.

Benefícios do Chá Verde Para Saúde do Coração: As mesmas propriedades no Chá Verde que ajudam no mantimento de um cérebro saudável, também oferecem um impulso para saúde do coração. Os antioxidantes presentes no Chá Verde protegem as células dos danos e previne o acúmulo nos vasos sanguíneos. O menor acúmulo nas artérias equivale a um risco menor de doença cardíaca. Um copo quente de Chá Verde oferece as vantagens de café e bebidas doces (incluindo impulsos de energia) sem os aditivos pouco saudáveis.

CURIOSIDADES SOBRE O CHÁ

chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá (Camellia sinensis), geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

A palavra “chá” é usada popularmente em Portugal e no Brasil como sinônimo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de chá (ver tisana). Este artigo trata do chá em sentido estrito e, portanto, não se refere a infusões como, por exemplo, camomila ou cidreira.

História

Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang.

Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 1543.

Em breve a Europa começou a importar as folhas, tornando-se a bebida rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França e Países Baixos. O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra e pode ser situado cerca de 1660. Catarina patrocinava “Tea parties”, onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino.

O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde (“five o’clock tea”) foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.

Influências sobre a saúde

O chá é tradicionalmente usado nos seus países de origem como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos. Recentemente, cientistas têm se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como a conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos. Todos os tipos de chá possuem praticamente as mesmas substâncias, porém em concentrações muito diferentes devido aos processos de preparação.

Estudos sugerem que o chá tem muitas propriedades benéficas importantes, por exemplo: é anticancerígeno, aumenta o metabolismo, ajuda o sistema imunológico, reduz o mau hálito, diminui o stress, tem efeitos sobre o HIV. É no entanto necessária alguma precaução em relação a estas conclusões, porque não existem praticamente resultados científicos conclusivos e além disso alguns dos estudos feitos (particularmente na China) têm por detrás grandes interesses económicos.

É no entanto de salientar que o excesso de consumo, ou o consumo de chá mal conservado ou mal preparado, têm também efeitos negativos para a saúde. Em particular, o chá possui fluoretos (provocam osteoporose e artrite e são cancerígenos), cafeína (provoca insônia), e oxalatos (provocam problemas renais). Mas, em geral, pode-se dizer que o chá tem sobretudo efeitos benéficos, porque todas estas substâncias têm efeitos benéficos se ingeridas em pequenas quantidades.

As folhas de Camellia sinensis são ricas em flavonoides, um tipo de polifenol, potentes antioxidantes.

Chá seca barriga caseiro para lhe ajudar a emagrecer e secar a barriga

Uma barriga saliente é uma das maiores causas de vergonha e frustração para as pessoas na atualidade. E quem não quer encontrar formas de se livrar dela o mais depressa possível, não é mesmo? Para ontem, de preferência. Mas embora seja algo desejável, a verdade é que não se trata de uma tarefa tão fácil assim. Há sim a possibilidade de perder barriga em uma semana (não toda, é claro, especialmente dependendo do tamanho dela), mas isso exige bastante esforço e disciplina para utilizar os meios certos e da maneira certa. Como fazê-lo?

Bem, iremos descrever mais à frente um forte aliado nesta busca pela barriga menos saliente.

A proposta que temos para lhe apresentar são os chás para perder barriga. Aqui você vai descobrir um pouco mais sobre eles, quais benefícios eles trazem para o seu organismo e como agem para fazer você emagrecer. Quer aprender? Então tome nota!

1 – Os chás emagrecedores

Muitas pessoas têm feito uso dos chás para emagrecer e estão alcançando excelentes resultados com eles. O que de fato é verídico, porque na verdade as pessoas que sabem utilizá-los corretamente sempre alcançam resultados plausíveis e consistentes.

As substâncias de cada um deles, que teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais ainda nesse artigo, fazem com que seja possível chegar a esses resultados.

Mas já gostaríamos de deixar claro que os chás não são milagrosos. Para que surtam efeito, eles precisam ser utilizados da maneira correta, sempre em conjunto com uma boa dieta e com a prática de atividades físicas constantes.

Dito isso, já podemos lhe apresentar alguns desses chás e explicar as funções de cada um. Veja…

Chá de limão com gengibre emagrece mesmo

2 – Conhecendo alguns chás que emagrecem

– Chá verde

O chá verde é um potente emagrecedor porque possui cafeína e catequinas, substâncias que aceleram o metabolismo e que por esse motivo fazem o corpo gastar mais energia, trazem regularidade ao processo de digestão, facilitam o funcionamento do intestino e combatem a retenção de líquidos no organismo.

Ele pode ser encontrado em sache, cápsulas ou pó solúvel. Basta preparar e tomar!

Dica: prepare-o de preferência sem é açúcar, e se precisar adoçá-lo, faça-o com um pouco de adoçante.

– Chá de maracujá


Quando falamos sobre o chá de maracujá é impossível não associar a um excelente calmante natural, devido às suas propriedades sedativas. Mas além disso, a folha do maracujá tem propriedades diuréticas, pelo que contribui para a eliminação dos líquidos, ação que tem como conseqüência o poder de desinchar e de diminuir o peso.

Mas não é só isso. A casca possui a pectina, que é uma substância que dificulta ao organismo a absorção do açúcar e ainda ajuda a manter a sensação de saciedade por muito mais tempo. Ideal para os lanches, não é mesmo?

– Chá de hibisco

Chá de hibisco emagrece mesmo e ajuda a perder a pança

O nome pode até ser um pouco estranho, mas a eficácia é bem alta. Se você quer tomar um chá emagrecedor bem popular e que promove resultados rápidos, procure então experimentar o chá de hibisco. Para fazê-lo, você só precisa da flor do hibiscus sabdariffa, que é a apropriada.

Não utilize a flor ornamental hibisco rosa-sinensis, que é bastante utilizada nos jardins. Essa tem função apenas ornamental.

O hibisco é excelente para o emagrecimento porque possui ação diurética e digestiva, também possuindo propriedades de um laxante suave. Isto é, à medida em que faz uma limpeza intestinal, leva à perda de peso, que acontece porque o organismo expurga aquilo que é ruim, aproveitando melhor as vitaminas e nutrientes dos alimentos.

– Chá de camomila

Este é um velho conhecido. A camomila é uma planta terapêutica que possui, entre outras coisas, propriedades calmantes e ansiolíticas, o que colabora para a redução (ou mesmo extinção) da compulsão. É isso o que faz com que ela colabore com o emagrecimento, já que com a compulsão controlada, a pessoa come menos e se sente melhor consigo mesma.

– Chá de alecrim

O chá de alecrim é ótimo para melhorar a digestão e por isso contribui para o emagrecimento. E o processo é extremamente simples. Ao ser ingerido, ele faz uma limpeza no intestino e lança para fora as impurezas do intestino. Tudo isso numa velocidade enorme, dando mais perfeição ao processo digestório, o que leva à redução do peso e da barriga.

– Chá vermelho

Chá Vermelho Camellia sinensis

O chá vermelho é extraído da planta camellia sinensis e é bastante apreciado por quem já o consumiu. Isso se deve ao fato de que ele acelera o metabolismo, o que faz com que seja excelente para ajudar na queima de gorduras. E com ele, mesmo que esteja em repouso, a pessoa pode conseguir reduzir peso, devido a este aceleramento do metabolismo.

– Chá de hortelã

Esse chá é excelente para ‘queimar’ gordura. Isso acontece porque ele tem ótimas propriedades digestivas e leva o organismo a trabalhar com mais eficiência. Utilizando-o da maneira certa, pode ajudá-lo a reduzir a barriga.

Já notou como alguns pratos com carne de porco, geralmente levam hortelã? É justamente para auxiliar na digestão da carne, que por vezes é gorda. O consumo da hortelã, faz com que você não fique com a sensação de peso, pois ajuda na sua digestão.

– Chá de carqueja


O chá de carqueja é um poderoso emagrecedor porque tem ação direta sobre as disfunções estomacais e intestinais, tendo ainda propriedades antiinflamatórias, diuréticas e digestivas. Quando ingerido, ele age sobre o organismo e lhe proporciona o emagrecimento saudável através da limpeza estomacal e da liberação do fluxo intestinal.

– Chá de erva doce

O chá de erva doce, tão apreciado por tantas pessoas devido ao seu excelente sabor, também é ótimo para ajudar a emagrecer porque possui ação direta sobre o processo de digestão dos alimentos. Ele age proporcionando uma melhor performance ao intestino, de forma que lhe seja possível não manter dentro de si aquilo que de alguma maneira seja ruim para ele. Isso ajuda a evitar a retenção de líquidos e o inchaço.

cha seca barriga dukan caseiro emagrece em uma semana

3 – Como utilizar os chás emagrecedores?

Não há muitos segredos quanto à utilização dos chás emagrecedores. Você só precisa inseri-los na sua alimentação no decorrer do seu dia. Isso significa que pode tomá-los basicamente a qualquer hora, desde que não haja exageros (e nem o abuso da adição de açúcar).

Por vezes, também não é muito interessante tomar certos chás com alto teor de cafeína (como o chá verde) pela noite, pois pode lhe atrapalhar a pegar no sono.

Os resultados dos chás usados como ferramentas para o emagrecimentos costumam ser bons quando você os ingere antes ou após as principais refeições, já que eles possuem ação inibidora do apetite e também auxiliam na digestão.

Porém, gostaríamos de relembrar que você jamais pode esperar feitos mirabolantes quando ingerir qualquer ‘ chá seca barriga ‘. Para poder utilizá-los da melhor forma possível e colher todos os bons resultados, com certeza você também precisará se alimentar adequadamente e praticar atividades físicas com regularidade.

Os chás podem certamente lhe auxiliar e muito nesta tarefa que parece ser tão difícil que é perder a barriga. Tente incrementá-los na sua dieta e comece a ver os resultados em seu corpo em poucos dias.

5 Chás para emagrecer

Os chás para emagrecer são um ótimo recurso para completar a dieta, para quem pretende não só emagrecer, como também pretende desinchar e perder barriga, além de serem uma ótima opção caseira e natural.
O Chá de gengibre com abacaxi, o Chá mate com limão ou o Chá verde com amora, são alguns dos chás que podem ser tomados para completar a alimentação, pois ajudam na retenção de líquidos, a saciar o apetite e a aumentar o metabolismo, ajudando na queima de gorduras. Saiba mais sobre como fazer uma dieta equilibrada para emagrecer em: Dieta para emagrecer.
Além disso, uma pitada de Pimenta Caiena, é uma ótima opção que pode ser adicionada aos chás para emagrecer, pois é fácil de utilizar e ajuda a aumentar o metabolismo, favorecendo a queima da gordura.

1. Chá de gengibre com abacaxi

O chá de gengibre com abacaxi é um ótimo chá para ajudar a emagrecer, pois aumenta o metabolismo, o que ajuda o organismo a gastar mais energia e calorias mesmo quando parado, sacia o apetite e ajuda no funcionamento do intestino pois é rico em fibras, e ajuda também a desinchar o organismo.
Ingredientes: casca de meio abacaxi + casca de 1 laranja + 1 colher de sopa de carqueja + 1 colher de sopa de gengibre;
Modo de preparo: a um litro de água adicionar a casca de abacaxi e de laranja e a colher de sopa de gengibre e ferver durante 3 minutos. Após ferver, desligar o fogo e adicionar a carqueja. Tapar, deixar repousar durante 5 minutos e coar antes de beber.
Ingredientes necessários para fazer o chá de gengibre com abacaxi
Ingredientes necessários para fazer o chá de gengibre com abacaxi
Este já deve ser bebido ao longo do dia, entre as refeições, e para alcançar melhores resultados, é recomendada fazer uma dieta saudável e exercício físico regularmente.
Contraindicações: o gengibre com abacaxi por ter gengibre em sua composição, não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem indicação do médico.

2. Chá verde com amora

O Chá verde com amora é bom para ajudar a emagrecer, pois ajuda a diminuir o apetite, a desinchar o corpo e a diminuir o volume, pois tem propriedades diuréticas, e aumenta o metabolismo do organismo, ajudando o organismo a gastar mais energia e calorias e a perder a barriga dura e inchada.
Ingredientes: 1 colhe de chá de folhas secas de amora + 1 colher de chá de folhas secas de chá verde;
Modo de preparo: numa xícara de chá colocar as folhas secas da amora e do chá verde e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.
Ingredientes necessários para fazer o chá verde com amora
Ingredientes necessários para fazer o chá verde com amora
Este chá deve ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas.

3. Chá de Hibisco com Canela

O Chá de hibisco com canela é bom para ajudar a emagrecer, pois ajuda na retenção de líquidos, a desinchar o corpo, e aumenta o metabolismo, favorecendo a queima da gordura. Além disso, este chá ajuda também na digestão, por ter canela em sua composição.
Ingredientes: 1 colher de sopa de hibisco seco + 1 colher de sopa de folhas de Cavalinha secas + 1 pau de canela
Modo de preparo: a um litro de água fervente adicionar as folhas secas de Hibisco e o pau de Canela e deixar repousar durante 10 minutos. Coar antes de beber.
Ingredientes necessários para fazer o chá de hibisco com canela
Ingredientes necessários para fazer o chá de hibisco com canela
Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, meia hora antes das principais refeições.

4. Chá Mate com Limão

O Chá mate com limão ajuda a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade, facilita a queima de gordura, pois aumentando o metabolismo, diminuindo o inchaço e o volume do corpo, pois possui ação diurética que ajuda na retenção de líquidos.
Ingredientes: 1 ou 2 colheres de chá de folhas de Chá Mate + Meio limão espremido;
Modo de preparo: numa xícara de chá colocar as folhas secas do Chá Mate e o meio limão e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar entre 5 a 10 minutos.
Ingredientes necessários para fazer o chá mate com limão
Ingredientes necessários para fazer o chá mate com limão
Contraindicações: o Chá mate, por ter cafeína em sua composição, não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso não deve ser usado por pacientes com doença cardíaca, úlceras pépticas ou com refluxo gástrico.

5. Chá de Feno-grego e Alcachofra

O Chá de feno-grego e alcachofra pode ajudar na perda de peso, pois ajuda a saciar o apetite e a soltar o intestino, pois é um chá rico em fibras, ajuda a aumentar o metabolismo, favorecendo a queima da gordura, e auxilia na retenção de líquidos, pois ajuda o corpo a desinchar e a perder volume.
Ingredientes: meia colher de chá de sementes de Fenacho em pó + 1 colher de chá de folhas secas de Alcachofra;
Modo de preparo: numa xícara de chá colocar as sementes em pó, a pitada de pimenta e as folhas secas de Alcachofra e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar 10 minutos minutos e coar.
Ingredientes necessários para fazer o chá de feno-grego com alcachofra
Ingredientes necessários para fazer o chá de feno-grego com alcachofra
Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, entre as refeições.
Contraindicações: o Chá de feno-grego e alcachofra não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, nem por crianças que ainda não tenham atingido a puberdade.